terça-feira, 30 de junho de 2009

Setor Noroeste - Brasília - DF

O projeto da Área de Expansão Urbana Noroeste é resultado da revisão do estudo urbanístico previamente realizado para a ocupação da área. O primeiro projeto, que se denominava Setor Residencial Noroeste, ocupava uma área de aproximadamente 300 hectares, com uma população de projeto estimada em 40.000 habitantes, foi analisado por um EIA/RIMA, elaborado no segundo semestre de 1998, pela TC/BR, que apresentou várias medidas ou ações de controle ambiental, visando mitigar os impactos negativos avaliados. Tal estudo considerou o projeto que previa a instalação de 12 Superquadras, alinhadas com o eixo da EPIA e um Centro de Bairro localizado entre as superquadras e o Parque e com a seguinte poligonal:

• ao norte a área é delimitada pelo Setor Terminal Norte (STN);

• a noroeste a área delimita-se com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA);

• ao sul a área delimita-se com o Setor Militar Urbano (SMU) e o Setor de Recreação Pública (Camping); e,

• a leste, o limite é o Parque Ecológico Norte.

Em 1999, o Governo do Distrito Federal decidiu analisar todas as glebas remanescentes no quadrante noroeste do polígono de tombamento, com o objetivo de planejar os futuros usos e ocupações de forma integrada e harmônica. Esse novo estudo resultou uma nova poligonal de análise, de 825 hectares. Essa poligonal engloba as áreas do Parque Burle Marx, da encosta direita do ribeirão Bananal, da área destinada ao setor residencial (consignada pelo projeto Brasília Revisitada) e pelo Camping (Setor de Recreação Pública). Essa poligonal tem a seguinte delimitação:

• ao norte a área é delimitada pelo ribeirão Bananal;

• a noroeste a área delimita-se com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA);

• ao sul a área delimita-se com o Setor Militar Urbano (SMU) e o Autódromo (integrante do Setor de Recreação Pública); e,

• a leste, o limite é o Setor de Grandes Áreas Norte e o Setor Terminal Norte.

Esse novo limite ampliou a área de análise procurando avaliar as interrelações entre as ocupações e usos existentes com os usos projetados. Procurou também considerar as influências de ocupação sobre a microbacia do ribeirão Bananal, adotando-a como uma das unidades de planejamento. Este procedimento permitiu a elaboração integrada das áreas residenciais, do Parque e da encosta do Bananal. Permitiu também, rever a ocupação proposta no MDE 054/98 (que reparcelou o Camping). Essa nova poligonal implicou o reestudo dos contornos do Setor Habitacional (bairro residencial) e do Parque Ecológico Norte, atualmente denominado Burle Marx. O atual projeto prevê a implantação de 20 quadras residenciais, além de comércio local e equipamentos comunitários, perfazendo uma população estimada em 39.800 habitantes.

Fonte: EIA/RIMA Setor Noroeste - TERRACAP.

Entrevistas:

Profº ALdo Paviani:
Professor titular - aposentado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geografia , com ênfase em Geografia Humana. (Fonte: currículo Lattes)

Fonte: you tube

Profº Frederico Flósculo: Professor de Arquitetura e Urbanismo da UnB.

Fonte: you tube

Reportagem: No DFTV 1ª Edição do dia 16/01/2009 saiu a reportagem no link abaixo a respeito do Setor Noroeste, em Brasília - DF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário