É um espaço delitimado exclusivamente para o estacionamento de bicicletas, coberto ou não, contendo estrutura de fixação - chamada "paraciclo" - que permite a acomodação de todos os tipos de bicicletas, sem danifica-las e possibilitando a sua fixação com cadeado no quadro.
O espaço do bicicletário não pode ser invadido por automóveis ou motocicletas; portanto, caso haja este risco, sua área deve ser demarcada com pintura, tachões, mureta ou cerca.
O piso do bicicletário deve estar nivelado para impedir que a bicicleta caia ou deslise para fora da sua área.
Os paraciclos (as estruturas de fixação) adequados para empresas são aqueles que permitem que a bicicleta seja nele encostada, com as duas rodas no chão e que possibilitem a fixação de um cadeado no quadro do veículo.
Os paraciclos que fixam a bicicleta por encaixe da roda são inadequados pelos seguintes motivos: torcem o aro, entortam os raios, entortam os discos de freio das bicicletas com este dispositivo, não acomodam todas as dimensões de aro e não permitem a fixação de cadeado no quadro do veículo.
A empresa deve estar atenta à quantidade de ciclistas que a frequentam e criar um número de vagas condizente com a demanda.
É conveniente prever a necessidade de expansão futura do bicicletário, pois a quantidade de ciclistas pode aumentar, estimulada pelo bom tratamento recebido.
Cobertura
Não é necessário que o bicicletário seja protegido das intempéries, mas uma cobertura, mesmo que simples, será valorizada pelos ciclistas
Caso a empresa possua área de estacionamento coberto para os automóveis, o bicicletário também deverá estar na mesma condição.
Bicycle parking tower - Tokyo. Fonte: you tube.
Bycicle escalator- Noruega. Fonte: you tube.
Bike in tree. Fonte: you tube.