quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Passarela – Ponte Pedonal – Footbridge

A passarela é um mobiliário urbano que permite a mobilidade de pessoas na cidade. (GUILLÉN SALAS, J. C.)

O QUE É?

Uma passarela é uma ponte construída para pedestres sobre uma via de trânsito motorizado (geralmente uma avenida, via expressa ou rodovia com múltiplas faixas). Fornece condições para separar fisicamente os fluxos de pedestres e veículos e eliminar os conflitos entre pedestres e veículos. Pode ser temporária ou permanente.

Há conceitos urbanísticos em que passarelas ocupam um lugar de destaque. A cidade nova de Lelystad, nos Países Baixos, foi construída com base em passarelas. O comércio fica no centro e é diretamente ligado aos bairros residenciais por avenidas; as ciclovias estão separadas dessas estradas e paralelas a elas. Os bairros, dispostos em um círculo ao redor do centro, são integrados entre si por meio de passarelas para pedestres e ciclistas. O Plano Urbanístico privilegia a circulação não motorizada entre os bairros, dificulta a circulação de automóveis locais e não permite o tráfego motorizado de passagem pelos bairros. Há outras ocasiões em que as passarelas são simplesmente a melhor solução e — às vezes — a solução mais econômica e elegante.


FUNÇÃO DA PASSARELA

A função básica de uma passarela é separar fisicamente fluxos até então conflitantes de pedestres e veículos. Isso ajuda os pedestres a cruzar o fluxo de veículos; também ajuda os ocupantes dos veículos a cruzar o fluxo de pedestres.
Uma passarela com rampas também pode servir aos ciclistas e mesmo a pessoas com cavalos ou outros animais, de preferência levando (não montados) suas bicicletas ou animais pela passarela para evitar acidentes com pedestres.

Os motociclistas são atraídos para passarelas com rampas de acesso quando precisam atravessar pistas com fluxos perigosos de tráfego. Esses veículos não são compatíveis com o movimento de pedestres. Contudo, se houver uma grande demanda para a travessia de animais ou motocicletas, a passarela pode ser projetada com largura suficiente para acomoda-los, separando-os fisicamente dos pedestres.

ASPECTOS DAS PASSARELAS QUE INFLUENCIAM SEU USO

  • Acesso;
  • Iluminação;
  • Segurança pessoal;
  • Proteção contra o sol e a chuva;
  • Vibração causada por veículos;
  • Estética; e
  • Manutenção.

EFEITOS DE UMA PASSARELA

No caso ideal, uma passarela:



  • eliminar os acidentes de pedestres na parte da via em que for construída;
  • reduzir o tempo de viagem dos pedestres ao eliminar o tempo de espera por uma
    brecha no trânsito;
  • eliminar os acidentes de veículos que resultam de freadas bruscas ou guinadas
    para evitar pedestres; e
  • reduzir o tempo de viagem dos motoristas de veículos e seus passageiros ao
    eliminar a necessidade de reduzir a velocidade ou parar no local. Não se precisam de lombadas físicas, dispositivos eletrônicos de detecção de velocidade, ou semáforos.

Em casos não ideais, a passarela atinge essas metas em parte.

RESULTADOS ESPERADOS POR UMA PASSARELA

A instalação de uma passarela reduzirá o número de pedestres que cruzam a rua em proporção ao seu uso, que varia de nenhum a todos os pedestres, dependendo dos fatores examinados anteriormente. Os exemplos que se seguem são de passarelas sem barreira física efetiva à travessia de pedestres na pista.


Fonte: GOLD, Philip A.. WRIGHT, Charles L.. Passarelas e segurança do trânsito. Disponível: Buscador aberto da www . Acesso: Agosto/2009.

EXEMPLOS DE PASSARELAS

Passarelas em Tokyo - Japan. Fonte: Skyscraper city.

Millennium Footbridge. Fonte: Univie.



Passarela Verde. Fonte: Portal Metalica.

Viaduto Santa Efigênia. Fonte:Skyscraper City.

Passarela Miguel Reale. Fonte: Portal Metalica.

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