quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Santiago - Chile

Santiago é a capital do Chile, da Região Metropolitana de Santiago e centro de sua grande conurbação. Também é o centro cultural, administrativo, industrial e financeiro do país. Está localizada no vale central chileno.

Imagem de satélite de Santiago - Chile. Fonte: wikipédia.
Esta metrópole, chamada de Grande Santiago ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que inclui 26 comunas de maneira íntegra e 11 comunas em forma parcial. A maior parte de Santiago se encontra dentro da Província de Santiago, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante.

No ano de 2002, a conurbação se estendia em 641,4 km² e tinha uma população de 5.428.590 habitantes, o que equivale a cerca de 35,9% da população total do país. De acordo com ditas cifras, Santiago, além disso, é a sétima cidade mais habitada da América Latina e uma das 45 maiores áreas metropolitanas do mundo.

Devido à grande expansão da cidade, esta se organizou em comunas. Santiago na atualidade é composta por mais de trinta comunas. Este número aumentou consideravelmente durante um bom período de tempo.
De acordo com o Instituto Nacional de Estadísticas, em 2005, 36 comunas compunham a conurbação de Santiago.


Cornubação de Santiago - Chile. Fonte: Wikipédia.
Legenda - Cornubação de Santiago - Chile. Fonte: Wikipédia.
A cidade de Santiago abriga os principais organismos governamentais (à exceção do Congresso Nacional, localizado em Valparaíso), financeiros, administrativos, comerciais e culturais do país. Santiago do Chile também é sede da CEPAL e é considerada como a terceira cidade latino-americana com melhor qualidade de vida, atrás de Montevidéu e Buenos Aires e como uma cidade global de classe gama, à altura de Amsterdã ou Boston, e superando a grandes cidades como Roma, Estocolmo e Pequim. Finalmente, é considerada como a 53º cidade com maiores ingressos do mundo, com um PIB (PPC) de US$91 bilhões em 2005 e estimado em US$160 bilhões até 2020.
Devido a se encontrar localizada geograficamente em um vale, rodeado de montanhas que restringem a circulação dos ventos, sofre de problemas de contaminação atmosférica, que são especialmente graves durante a época de inverno.
Fonte: wikipédia.
Administração

Intendência Metropolitana, sede do governo da Região Metropolitana de Santiago.
Diferente de outras grandes
cidades e áreas metropolitanas do mundo, Santiago do Chile carece de um governo metropolitano encarregado de sua administração. Atualmente, a cidade é repartida em diversas autoridades, o que atrapalha a administração dela como uma única entidade.
Segundo a atual
estrutura territorial do país, este se divide em três níveis (regiões, províncias e comunas), mas Santiago não se enquadra perfeitamente em nenhum deles. A Região Metropolitana de Santiago foi criada em 1976 para englobar uma área metropolitana criada dois anos antes, a partir da antiga província de Santiago, mas uma série de localidades não foram incluídas em seu território, como Melipilla e Talagante. Já em nível provincial, a Grande Santiago sobrepassa os limites da atual Provincia de Santiago, incluindo as províncias de Cordillera, Maipo e Talagante. Se tratando de comunas, a cidade é composta por 36 delas.
Em geral, dois tipos de
órgãos administram a cidade. De um lado estão as 37 municipalidades, encarregadas da administração local de cada comuna, dirigidas por um prefeito e assessoradas por um conselho, eleito por votação popular; no entanto, os encarregados da administração superior da Região Metropolitana são o Governo Regional (formado pelo Conselho Regional e eleito indiretamente), e o Intendente , que o preside e é escolhido diretamente pelo Presidente da República; no mais, o mesmo Intendente corresponde ao governo da região, como representante natural e imediato do Presidente da República, atuando geralmente, dentro de suas possibilidades, como coordenador de todas as ações correspondentes à comuna. Desde janeiro de 2008, o cargo de Intendente Metropolitano de Santiago é desempenhado por Álvaro Erazo.
Quando a
Região Metropolitana de Santiago foi formada, não se criou o cargo de governador provincial. Portanto, na Região Metropolitana de Santiago, esse cargo corresponde ao de Intendente. Em 2001 foi criado o cargo de "Delegado provincial", que exerce as funções de governador, representando o Intendente, mas com poder muito menor que o dele, como os governadores provinciais de todo o país.

Fonte: wikipédia.

Santiago (Megacities 1) - Chile. Fonte: You tube.

Santiago (Megacities 2) - Chile. Fonte: You tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário