domingo, 22 de maio de 2011

Novo Projeto de casa para o Minha Casa, Minha Vida e seu autor é o Lelé.

João Figueiras Lima- o Lelé. Foto: Casa.com


No último dia 19 de maio, foi publicado um artigo no "Folha.com" de autoria de Mario Cesar Carvalho, intitulado de "Arquiteto propõe mudanças no projeto Minha Casa, Minha Vida"  onde fala sobre um novo projeto do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) elaborado pelo arquiteto Lelé.

O arquiteto João Figueiras Lima- o Lelé, conhecido por seus projetos dos Hospitais da Rede Sarah, dos Tribunais de Contas da União e das Escolas CAIC, desenvolvidos em vários municípios, agora desenvolverá projetos para o MCMV.

Convidado pela presidente Dilma Rousseff para elaborar um novo projeto de casas para o MCMV, que de acordo com o a Folha.com, de 19/05/2011, Lelé chamou o atual projeto de “porcaria”.

Lelé criticou que a CAIXA não tem propostas de casas para as favelas do Brasil, mas que agora tem, se referindo ao próprio projeto. Ele ainda afirmou que, a proposta de construção do atual projeto de casa do MCMV é “horrorosa”.

O arquiteto Lelé utilizou do mesmo sistema construtivo dos seus demais projetos para utilizar no MCMV: o uso do pré-fabricado que, derruba o preço da obra e a torna próxima dos valores ínfimos estabelecidos pela CAIXA; e, principalmente, o conhecimento sobre as funções do prédio, sem fazer alusão de que todos os arquitetos devam se especializar em tal proeza, mas que todos devem saber como fazê-lo, comparando o arquiteto como um médico clínico geral, para “não perder a capacidade de integrar tudo”.

Quem criou o projeto do MCMV ? O arquiteto Lelé por meio de seu instituto (o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat) em Salvador, criado há dois anos, para desenvolver projetos de obras públicas utilizando pré-fabricados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário