sexta-feira, 25 de maio de 2012

Empréstimo de bicicletas estreia hoje na zona sul de São Paulo


Publicado por: Folha.com Cotidiano 
24/05/2012

As primeiras seis estações do Bike Sampa, sistema de empréstimo de bicicletas que só cobra do ciclista depois de meia hora de uso, começam a funcionar hoje em São Paulo.

A Vila Mariana foi a escolhida para a estreia do programa na cidade. No bairro da zona sul, o sistema vai interligar pontos como a Cinemateca Brasileira, a Faculdade de Belas Artes e o Instituto Biológico. Até terça, outras quatro estações serão instaladas na mesma região.

Depois, as estações de empréstimo seguem em direção aos Jardins, bairro vizinho. Mas o traçado da segunda etapa ainda não foi definido.

Até o final do ano, a meta é de cem estações na cidade e, até o final de 2013, 300. A proposta é que o sistema tenha um ponto de empréstimo a cada quilômetro.

A primeira meia hora de uso é gratuita, depois paga-se R$ 5 a cada 30 minutos adicionais. A bicicleta pode ser devolvida em qualquer estação. Se o intervalo entre um empréstimo e outro (não há limite de empréstimos diários) for de ao menos 15 minutos, não há cobrança.

O serviço estará disponível todos os dias, das 6h às 22h. O usuário deve se cadastrar previamente pela internet.

Com o objetivo de aumentar a segurança dos ciclistas, vias da Vila Mariana foram sinalizadas com placas e desenhos de bicicletas na pista. A ideia é indicar ao motorista que ali é uma rota de ciclistas, com velocidade máxima permitida de 30 km/h.

Fonte: Uol - Editoria de Arte/Folhapress



'ASAS AO PEDESTRE'


Para a cicloativista Renata Falzoni, o Bike Sampa é apenas a "ponta do iceberg" de um sistema que pode unificar o transporte público. "Ele dá asas para o pedestre, porque integra os transportes. A pessoa não precisa pegar um ônibus só para andar 2 km", diz Falzoni.

Para ela, a sinalização das ciclorrotas é tão importante quanto o compartilhamento de bicicletas. "Ajuda a quebrar um paradigma. O motorista quer respeitar o ciclista, mas é coibido por motoristas buzinando atrás. A sinalização ajuda a mudar isso", explica.

O Bike Sharing é uma parceria da Secretaria Municipal de Transportes com três empresas: Samba, Sertell e Itaú-Unibanco. Como contrapartida pelo patrocínio do sistema, o Itaú pode exibir sua marca nas bicicletas, como já faz no Rio de Janeiro.

Bradesco, AES Eletropaulo e Ambev também pretendem patrocinar sistemas semelhantes em São Paulo.

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