segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sistema Cicloviário

Tanto a implantação de ciclovias como de ciclo redes passa pelo conceito de sistema cicloviário, que é composto dos seguintes elementos articulados entre si:
  • Sistema de circulação: ciclovias, ciclofaixas, circulação partilhada, traffic calming, ou nada.

    1) CICLOVIAS:É o conjunto de todos os elementos de infra-estrutura viária, seja esta urbana ou rural, destinadas ao uso exclusivo de bicicletas ou triciclos de tracção humana, cadeiras de rodas, segregando assim a velocidade dos usuários da via.
    2) CICLOFAIXAS (ciclobandas):São faixas para bicicletas, de uma ou mais pistas, com um ou dois sentidos de circulação, adjacentes às ruas, resultantes duma ampliação ou adaptação de qualquer uma dessas superfícies.
    Nas ciclofaixas a segregação pretendida é obtida mediante a sinalização viária e demarcação. Mas essa segregação não acontece na sua totalidade, pois essa área pode ser ocupada pelas manobras efectuadas pelos veículos, que põem em risco a integridade física dos ciclistas. Para esses tipos de ciclovias é recomendado a restrição de velocidade a 50km/h da via que a acolhe, e em todas as vias que a cruzem.
    3) CICLOPISTAS: São calçamentos para bicicletas, de uma ou mais pistas, com um ou dois sentidos de circulação, onde ha exclusividade do uso para ciclismo, com o reforço através de separadores físicos. Deste modo, a circulação das bicicletas podem ser segregados dos outros veículos e dos peões, salvo nos cruzamentos de nível que podem ocorrer em outras vias. Nos casos rurais, a segregação pode ser alcançada pelo resultado dum traçado independente da via existente ou projetada.
  • Sistema de estacionamentos: pára-ciclos, bicicletários, ou estacionamentos pagos.

    A existência de bicicletários e paraciclos seguros e bem localizados é essencial para incentivar as pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte. Mostrando ao público que os ciclistas são bem-vindos, instalações para estacionar bicicletas funcionam também como uma mensagem para motoristas considerarem usar a bicicleta no futuro. Bicicletários e paraciclos devem ser visíveis no local e amplamente divulgados em materiais promocionais. Para que um estacionamento de bicicletas possa ser útil, alguns fatores importantes devem ser levados em conta no momento da escolha do projeto e da localização.

  • Sistema de sinalização: horizontal, vertical e semafórica; totens.
  • Sistema de identificação: uma marca que se reproduza em todos componentes do sistema cicloviário, desde seus componentes físicos, até o mapa, folders, etc...
  • Integração da bicicleta com todos outros modos de transporte.
  • Integração com o meio ambiente.
  • Programa de Comunicação Social permanente com usuários, pedestres, deficientes físicos e usuários de outros modos de transportes.
  • Definição da área de abrangência na qual a meta limite é a comunicação com cada um dos usuários.

    Fontes: SUSTRANS; Escola da bicicleta.

Ciclovias e a cidade que queremos 1. Fonte: you tube.

Ciclovias e a cidade que queremos 2. Fonte: you tube.

Ciclovias - Londres (Inglaterra). Fonte: you tube.

Ciclovias - New York (U.S.A.). Fonte: you tube.

Ciclovias - Bogotá (Colombia). Fonte: you tube.

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